top of page
Buscar
  • Foto do escritorWilker Lima

Grupo Avia de Teatro mostra drama de pessoas em situação de rua na "Paixão de Cristo"


O Grupo Avia de Teatro, uma força vibrante no cenário teatral do Ceará, apresenta em 2024 mais uma temporada do espetáculo de sucesso "Às Margens - Paixão de Cristo". Esta iniciativa pioneira visa levar a rica tradição da Paixão de Cristo às pessoas em situação de rua em Fortaleza, transcendendo a mera representação teatral e transformando-se numa poderosa ferramenta de inclusão social e resgate cultural.


Nesta versão, uma trupe de atores, a serviço do teatro, chega e monta o cenário de uma viagem pela história da Paixão de Cristo. Música e drama equilibram a narrativa bíblica de Jesus Cristo, recontando seus passos entre os homens. Os atores vivem diversos personagens e, freneticamente, passeiam desenvolvendo uma narrativa de esperança aos esquecidos pela sociedade. A história da Paixão de Cristo é atualizada para um Jesus que vive e convive com pessoas em situação de rua.


GRUPO AVIA DE TEATRO

A peça é produzida pelo Grupo Avia de Teatro, fundado em 2017, e que rapidamente emergiu como um influente coletivo teatral. Composto por talentos provenientes do Theatro José de Alencar e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), além de integrantes de outras companhias, o grupo se destacou por sua ampla gama de habilidades artísticas. Até 2020, o grupo já havia apresentado 13 espetáculos e intervenções teatrais, atraindo um público de cerca de 4.000 pessoas somente em 2019, com 42 apresentações autorais. Adaptação e inovação marcaram a trajetória do grupo durante a pandemia de Covid-19, com a transição de espetáculos para o formato digital e áudio dramas, expandindo sua audiência para plataformas online e emissoras de rádio, mantendo assim a arte teatral viva e acessível em tempos desafiadores. De 2021 a 2024, o grupo já se apresentou em diversos equipamentos culturais com os mais variados espetáculos e diversidade de público.

Formado por uma rica mistura de alunos do Curso de Princípios Básicos de Teatro (CPBT) do Theatro José de Alencar, do Curso de Teatro do Instituto Federal do Ceará (IFCE), atores de outras companhias, artesãos, dramaturgos, cenógrafos, diretores, produtores e contadores de histórias, o grupo tem consolidado seu espaço com apresentações que capturam a essência do teatro contemporâneo.

Logo em seu ano de estreia, o Grupo Avia de Teatro marcou presença nos principais centros culturais, participando ativamente de editais, chamadas públicas, festivais e prêmios ligados ao universo teatral. Em 2019, o Grupo Avia de Teatro alcançou cerca de 4 mil espectadores, com 42 apresentações autorais, demonstrando não apenas a qualidade de suas produções, mas também seu compromisso com a arte acessível e envolvente.

A chegada da pandemia de Covid-19 em 2020 impôs desafios significativos para o mundo das artes, e o Grupo Avia de Teatro soube se adaptar com resiliência e criatividade. Espetáculos como "Aurora", "Matilda" e "Diomedes" foram reinventados para o formato virtual, permitindo que o grupo continuasse a alcançar seu público através de plataformas digitais. Cada produção do Grupo Avia de Teatro reflete uma busca constante por inovação e relevância social.


ÀS MARGENS

O espetáculo "Às Margens - Paixão de Cristo" surgiu no ano de 2017 com uma profunda pesquisa sobre o crescimento da população em situação de rua e foi baseado em uma pergunta: E se Jesus nascesse nos dias de hoje e fosse alguém marginalizado? A origem dessa pergunta deu-se quando a dramaturga e diretora da peça, Neide Oliveira, caminhava numa tarde quente pela Praça do Ferreira e avistou um recém-nascido deitado em um colchão sujo e lhe causou essa inquietação. A partir de então, ela se uniu um grupo de atores e artistas diverso e começaram a investigar a estética e a dramaturgia da rua para assim construir o espetáculo.

A dramaturgia é assinada por Neide Oliveira que conta em seu currículo mais de 40 roteiros e uma vasta gama na escrita no âmbito da religiosidade, como Paixão de Cristo e Via Sacra para diversos públicos.

A peça estreou em 2018 na Calçada do Teatro José de Alencar, onde havia grande quantidade de pessoas em situação de rua. No mesmo ano se apresentou na Praça do Ferreira e na Câmara dos Vereadores, onde a diretora, Neide Oliveira discursou sobre as necessidades básicas das pessoas em situação de rua. Em 2019 o espetáculo foi contemplado com o Edital Ceará da paixão da SecultCE e se apresentou em praças e centros culturais e praças, atingindo uma média de 500 pessoas. Em 2020, por conta da Pandemia de Covis-19, a peça não pode ser apresentada no formato presencial e migrou para o online através da gravação de um áudio drama que está disponível no YouTube ( https://www.youtube.com/watch?v=jI4ZxE5osaQ&t=24s).


Em 2021 “ÀS Margens” continuou seu percurso no virtual, mas retornando às apresentações presenciais em 2022 com temporada fora de Fortaleza, praças e centro culturais. Em 2023, o espetáculo foi mais uma vez contemplado com o Edital Ceará da Paixão e circulou nos equipamentos culturais do estado do Ceará e do município de Fortaleza.


INOVAÇÃO E REALIDADE ATUAL

Através de um espetáculo teatral inovador, este projeto não apenas narra a história de Jesus como um morador de rua, mas também revive tradições locais da Semana Santa, mantendo vivas as práticas culturais enraizadas na memória coletiva do povo cearense. Utilizamos diversos registros, incluindo fotografias e recortes de jornais, para documentar e disseminar essas tradições. "Às Margens" promove um aprendizado mútuo entre diferentes gerações e estratos sociais. O projeto fomenta um diálogo intergeracional, compartilhando saberes e fazeres relacionados às celebrações da Semana Santa no Ceará.


DADOS SOBRE A POPULAÇÃO DE RUA NO BRASIL

A população em situação de rua no Brasil tem enfrentado um crescimento alarmante. Segundo dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), houve um aumento de 935,31% nos últimos dez anos². Em 2013, o número de pessoas cadastradas vivendo nas ruas era de 21.934, e até agosto de 2023, esse número saltou para mais de 227 mil pessoas. Mas todos acreditam que pelo tamanho do país, esse número é muito maior do que a pesquisa.


Esse aumento expressivo é atribuído a diversos fatores, incluindo a exclusão econômica, desemprego, déficit habitacional, ruptura de vínculos familiares e questões de saúde mental. A pandemia de COVID-19 exacerbou essas condições, resultando em um crescimento de 38% da população de rua desde 2019.

A situação demanda uma atenção urgente das políticas públicas para criar estratégias eficazes de assistência e inclusão social para esses indivíduos, que enfrentam não apenas a falta de moradia, mas também a marginalização e a invisibilidade social.

O pesquisador do Ipea, Marco Antônio Carvalho Natalino, enfatiza que ainda estamos distantes de um tratamento justo e igualitário para as pessoas em situação de rua. A invisibilidade social persiste, e a gestão de políticas públicas deve considerar essa população de maneira estratégica.

Essa pesquisa destaca a urgência de políticas mais eficazes para lidar com o problema da população em situação de rua no Brasil. É fundamental que o poder público continue aprimorando suas estratégias para garantir o bem-estar desses cidadãos vulneráveis.


ÀS MARGENS: PAIXÃO DE CRISTO

Elenco:

- Neide Oliveira

- Adney Pinheiro

- Camila Soares

- Diogenes Almeida

- Rayssa Torres

- Nairton Santos


Direção e Produção:

Neide Oliveira


Datas e Locais:

Datas e Locais:


25/03 (Segunda-feira):

- Local: Centro de Convivência São Francisco

- Horário: 10h


27/03 (Quarta-feira):

- Local: Calçada Cine Teatro São Luiz

- Horário: 16h

- Local: SESC Clarindo

- Horário: 18h


28/03 (Quinta-feira):

- Local: Calçada do Theatro José de Alencar

- Horário: 16h

- Local: Vila das Artes (estacionamento)

- Horário: 18h


29/03 (Sexta-feira):

- Local: SESC Iparana (apresentação exclusiva para hóspedes)

- Horário: 20h

1 visualização0 comentário

댓글


bottom of page