top of page
Buscar
  • Foto do escritorWilker Lima

Será o fim do Tiktok? Entenda!


O TikTok pode ser banido após a aprovação do projeto de lei, nesta quarta-feira (13), que obriga a venda do aplicativo em território americano pela Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. Ao todo, foram 352 votos a favor e 65 contra a proibição. A ByteDance, empresa responsável pelo aplicativo, já indicou, no entanto, que pretende recorrer a todos os trâmites legais possíveis antes de considerar uma negociação forçada. Vale destacar que o texto ainda deve passar pelo Senado, antes de ser sancionado, ou não, pelo presidente Joe Biden.


Ao que tudo indica, a discussão se deu a partir da desconfiança dos EUA em relação ao app de propriedade chinesa, já que ele poderia "obter acesso aos dados dos americanos ou realizar campanhas de desinformação". A suspeita contra a plataforma já não é novidade. Outros países da Ásia, União Europeia e América do Norte já realizaram restrições contra o aplicativo, que seguem até hoje. Nas próximas linhas, entenda mais detalhes sobre o caso envolvendo a Justiça americana e o TikTok e confira outros países que já bloquearam o app de vídeos curtos mais popular do mundo.


TikTok vai ser banido nos EUA? Entenda


O TikTok pode ser banido nos EUA caso o projeto de lei que força a venda do aplicativo no país seja sancionada pelo presidente Joe Biden. Para isso, será necessária a aprovação da medida pelo Senado americano. Até o momento, a pauta foi aprovada apenas pelo Congresso. O texto pretende impedir que a ByteDance tenha o controle do aplicativo em território americano, já que uma investigação teria indicado que o aplicativo poderia rastrear as atividades de cidadãos do país. O medo americano é que o governo da China exija da plataforma essas informações. Vale lembrar que o TikTok é um aplicativo de origem chinesa, país que trava uma batalha contra os Estados Unidos pelo controle econômico mundial.


Caso a venda seja determinada, a ByteDance teria que concluí-la em um período de até seis meses e fechar acordo com uma empresa que não tenha vínculo com a China, para continuar operando nos EUA. No entanto, o aplicativo conta com 170 milhões de usuários somente no país, o que poderia aumentar o valor da plataforma - poucas empresas poderiam realizar um grande aporte como esse.


Há ainda a possibilidade do governo chinês impedir que esse passo seja concluído. Em uma tentativa anterior, em 2020, quando as autoridades americanas tentaram pela primeira vez forçar a venda do TikTok, a capital chinesa restringiu a ação. Além disso, no ano passado, Beijing disse que se oporia a uma venda.


O que pode acontecer se o TikTok for banido nos EUA?


Caso a restrição realmente ocorra, as lojas de aplicativo como Google Play Store e App Store possivelmente teriam que remover TikTok do catálogo, para evitar penalidades do governo americano. Não está claro ainda, porém, se essa medida interferiria na distribuição do aplicativo em outros países, como o Brasil.


Celulares que já tenham o aplicativo instalado ainda poderiam acessá-lo, mas seriam gradativamente impedidos de entrar na plataforma, já que as atualizações seriam restritas. O Departamento de Justiça poderia ainda punir qualquer empresa que trabalhe com o TikTok ou ofereça seu aplicativo para download.


TikTok será banido no Brasil?


Até o momento, não é possível afirmar que os processos que estão acontecendo nos EUA terão efeito no Brasil. Nenhuma autoridade brasileira se manifestou sobre o assunto.


O que o TikTok diz sobre o caso?


O TikTok diz que as preocupações dos EUA não tem base, já que 60% da empresa seria propriedade de investidores internacionais.


Ainda, dos cinco integrantes do conselho da companhia, três são americanos. Além disso, o aplicativo teria gasto mais de US$ 1 bilhão em um serviço operado pela Oracle — empresa americana - para armazenar dados sensíveis de usuários do país.


Índia, Nepal, Afeganistão, Paquistão, Indonésia, União Europeia, Canadá, Reino Unido e Austrália ja baniram o Tiktok.


Via: Techtudo

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page